CHECK LIST DO CREA-RN APLICADO A FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: ESTUDO DE CASO NA VOTORANTIM CIMENTOS (UNIDADE MACAIBA - RN)

Autores

  • Mauro Froes Meyer IFRN - Campus Natal Central

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1779

Resumo

Assim como toda atividade baseada na extração de recursos naturais, as pedreiras também causam extremos impactos ambientais desde a fase de abertura da mina até sua exaustão. O material produzido nas pedreiras destina-se exclusivamente ao ramo da construção civil. Por isso, estas empresas necessitam situar-se próximas a centros urbanos para que o custo de transporte do material não seja inviável. Entretanto, o crescimento desordenado das cidades, devido á falta de planejamento urbano, por vezes, acaba por acentuar os impactos ambientais gerados pela atividade, causando conflitos entre as comunidades que circundam a mina e donos do empreendimento. Com o propósito de testar e aperfeiçoar o check-list elaborado pelo CREA para fiscalizar empresas de mineração foi realizado um estudo de caso na unidade Macaíba da Votorantim Cimentos segundo todos os aspectos contidos nesse check-list como geologia, lavra e beneficiamento o que proporcionou a ampliação do mesmo, incluindo questões que ainda não haviam sido abordadas, bem como sua maior eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauro Froes Meyer, IFRN - Campus Natal Central

Coordenador do Curso De Mineração - IFRN - CNAT - Central

Referências

Portal de periodicos da CAPES - www.periodicos.capes.gov.br;

„Ï Bases da ProQuest (ProQuest SciTech, ProQuest Engineering e ProQuest Technology);

„Ï Geoscience e-journals;

„Ï Bases EBSCO;

„Ï Sistema eletronico de editoracao de revistas do IBICT (SEER);

„Ï LATINDEX ¡V http://www.latindex.unam.mx

„Ï Directory of Open Access Journals - www.doaj.org

„Ï Directorio Luso-brasileiro;

Downloads

Publicado

03/07/2014

Como Citar

Meyer, M. F. (2014). CHECK LIST DO CREA-RN APLICADO A FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: ESTUDO DE CASO NA VOTORANTIM CIMENTOS (UNIDADE MACAIBA - RN). HOLOS, 3, 370–377. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1779

Edição

Seção

ARTIGOS