CHECK LIST DO CREA-RN APLICADO A FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: ESTUDO DE CASO NA VOTORANTIM CIMENTOS (UNIDADE MACAIBA - RN)

Autores

  • Mauro Froes Meyer IFRN - Campus Natal Central

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1779

Resumo

Assim como toda atividade baseada na extração de recursos naturais, as pedreiras também causam extremos impactos ambientais desde a fase de abertura da mina até sua exaustão. O material produzido nas pedreiras destina-se exclusivamente ao ramo da construção civil. Por isso, estas empresas necessitam situar-se próximas a centros urbanos para que o custo de transporte do material não seja inviável. Entretanto, o crescimento desordenado das cidades, devido á falta de planejamento urbano, por vezes, acaba por acentuar os impactos ambientais gerados pela atividade, causando conflitos entre as comunidades que circundam a mina e donos do empreendimento. Com o propósito de testar e aperfeiçoar o check-list elaborado pelo CREA para fiscalizar empresas de mineração foi realizado um estudo de caso na unidade Macaíba da Votorantim Cimentos segundo todos os aspectos contidos nesse check-list como geologia, lavra e beneficiamento o que proporcionou a ampliação do mesmo, incluindo questões que ainda não haviam sido abordadas, bem como sua maior eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Froes Meyer, IFRN - Campus Natal Central

Coordenador do Curso De Mineração - IFRN - CNAT - Central

Referências

Portal de periodicos da CAPES - www.periodicos.capes.gov.br;

„Ï Bases da ProQuest (ProQuest SciTech, ProQuest Engineering e ProQuest Technology);

„Ï Geoscience e-journals;

„Ï Bases EBSCO;

„Ï Sistema eletronico de editoracao de revistas do IBICT (SEER);

„Ï LATINDEX ¡V http://www.latindex.unam.mx

„Ï Directory of Open Access Journals - www.doaj.org

„Ï Directorio Luso-brasileiro;

Downloads

Publicado

03/07/2014

Como Citar

Meyer, M. F. (2014). CHECK LIST DO CREA-RN APLICADO A FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: ESTUDO DE CASO NA VOTORANTIM CIMENTOS (UNIDADE MACAIBA - RN). HOLOS, 3, 370–377. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1779

Edição

Seção

ARTIGOS