ESTUDO DO DESGASTE DE REVESTIMENTO INTERNO DE UM MOINHO DE BOLAS OPERANDO COM ROCHA FOSFÁTICA

Autores

  • André Carlos Silva Universidade Federal de Goiás
  • Elenice Maria Schons Silva
  • Tulyo Maia Silva

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1776

Resumo

O revestimento interno dos moinhos vem tomando maior proeminência devido à sua influência direta na eficiência de moagem e pelo alto custo agregado relacionado ao seu tempo de operação. Uma vez que o desgaste do revestimento não é uniforme, foi realizado o acompanhamento do desgaste do revestimento interno do moinho de bolas (SAG 4,87 x 6,09 m) da empresa Vale Fertilizantes S.A. Unidade Catalão-GO. Tal moinho trabalha com rocha fosfática e o monitoramento se deu através de um dispositivo prático visando à determinação do comportamento do desgaste do revestimento ao longo de toda a extensão do moinho, desde a alimentação até a descarga, bem como a variação em um único perfil de uma placa do revestimento. Observou-se que o desgaste não é uniforme tanto ao longo do moinho quanto em um mesmo perfil, indicando que o maior desgaste ocorre nos primeiros e últimos 1,5 metros, com valores muito próximos. Na alimentação do moinho o desgaste específico foi de 0,60 g/t, na descarga de 0,63 g/t e no do centro do moinho de aproximadamente 0,55g/t.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Carlos Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Minas (2000), mestrado em Engenharia Mineral (2003) e doutorado em Engenharia de Materiais (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto e Pós-doutorado (2012) em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão e Coordenador do Curso de Especialização em Tratamento de Minérios. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando nas seguintes áreas: simulação computacional, automação industrial e equipamentos de tratamento de minérios. É editor associado da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e revisor das revistas: Espaço em Revista, Exacta, Revista Escola de Minas (REM) e Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Jequitinhonha.

Referências

JUNIOR, E.A.A.; SANTOS, R.M.; GABRIEL, A.L.; VALENTE, A.S.; FERREIRA, M.C.; DIAS, J.A.; NASCEIMENTO, J.K.; JESUS, J.A.S.; JONHSON, F. Melhoria contínua do projeto, operação e manutenção dos revestimentos de moinho da Jacobina Mineração e Comércio. Revista Minérios & Minerales, Belo Horizonte, 2012.

LUZ, A.B.; SAMPAIO, J.A.; ALMEIDA, S.L.M. Tratamento de Minérios - Quarta Edição. 4. ed. Rio de Janeiro: Centro de Tecnologia Mineral - CETEM, 2004. v. 1. 867 p.

SILVA, A.C. Simulação de moagem implementada a partir do modelo de Austin. Ouro Preto: UFOP, 2003, 198 p.

YAHYAEI, M.; BANISI, S.; HADIZADEH, M. Modification of SAG mill liner shape based on 3-D liner wear profile measurements. Int. J. Miner. Process, 2009.

Downloads

Publicado

03/07/2014

Como Citar

Silva, A. C., Silva, E. M. S., & Silva, T. M. (2014). ESTUDO DO DESGASTE DE REVESTIMENTO INTERNO DE UM MOINHO DE BOLAS OPERANDO COM ROCHA FOSFÁTICA. HOLOS, 3, 141–149. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1776

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>