CARACTERIZAÇÃO DO EFLUENTE DE UMA USINA DE FABRICAÇÃO DE FERRO-LIGAS DE MANGANÊS

Autores

  • Aline Costa Silva Departamento de Engenharia de Minas Escola de Minas Universidade federal de Ouro Preto
  • Erica Linhares Reis Universidade Federal de Ouro Preto/ Escola de Minas/Departamento de Engenharia de Minas
  • Anderson Silveira Lopes VALE/ Manganês

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1767

Resumo

Na fabricação de ferro-ligas de manganês, são gerados efluentes líquidos advindos, principalmente, de calhas de drenagem hídrica dos pátios de estocagem de matéria-prima, produto e resíduos. Partículas com dificuldade de decantação natural, podem conferir à água características de turbidez e cor. Deste modo, o presente trabalho teve como finalidade a caracterização do efluente e da água tratada do tanque de decantação de uma usina de fabricação de ferro-ligas. As características examinadas foram: turbidez, sólidos totais (ST), sólidos em suspensão (SS), sólido dissolvidos (SD), pH, Eh, DQO e análise química. A turbidez antes do tratamento foi de 417 NTU e, após a passagem pelo tanque, obteve-se valor igual a 44 NTU, valor superior aos padrões de emissão para classe 1 regulamentados pela legislação ambiental brasileira em vigor (Resolução CONAMA n° 357/2005). Os valores de ST, SS e SD do efluente foram iguais a 225, 114,3 e 110 mg/L, respectivamente. Na água tratada os valores foram de 93, 48,3 e 45 mg/L para ST, SS e SD, respectivamente. O processo de decantação foi capaz de reduzir até 21% da DQO. As concentrações dos elementos Al, Mn e S estão acima dos valores máximos permitidos pela Resolução n° 357 de 2005 do CONAMA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Costa Silva, Departamento de Engenharia de Minas Escola de Minas Universidade federal de Ouro Preto

Graduanda em Engenharia de Minas Departamento de Engenharia de Minas Escola de Minas Universidade federal de Ouro Preto

Erica Linhares Reis, Universidade Federal de Ouro Preto/ Escola de Minas/Departamento de Engenharia de Minas

Professora Adjunta Departamento de Engenharia de Minas Escola de Minas Universidade federal de Ouro Preto

Anderson Silveira Lopes, VALE/ Manganês

Engenheiro de Processos VALE/ Manganês

Referências

CONAMA. Resolução CONAMA n° 357/2005. Qualidade das águas. p. 280-303, 2005.

GUEDES, C. D. Coagulação/floculação de águas superficiais de minerações de ferro com turbidez elevada. Ouro Preto, 2004. Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Universidade Federal de Ouro Preto, 2004.

OHLWEILER, O. A. Química analítica quantitativa. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 1974.

REIS, É. L. Caracterização e tratamento de alguns minérios de manganês utilizados para produção de ferro-ligas, com ênfase no comportamento do As, Pb, Cd, Hg e Zn. Ouro Preto,2010. Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Minas, 2010. Tese de Doutorado -Engenharia de Materiais/REDEMAT- Escola de Minas – Universidade Federal de Ouro Preto).

REIS, É. L.; LENA, J. C.; GUEDES, C. D. A medição da turbidez contento partículas escuras (goethita e hematita). In: Anais do Encontro da Associação Brasileira de Química, 2003. v. 52, São Paulo, Associação Brasileira de Química.

SANTOS, E. S. caderno Pedagógico - Análises físico-químicas de águas e de solos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Superintendência da Educação , Pinhais, Paraná, 2008.

SILVA, S. A. & OLIVEIRA, R. Manual de Análises Físico-Químicas de Águas de Abastecimento e Residuárias. Campina Grande, DEC/CCT/UFPG, 2001.

SILVA, A. C.; REIS, É. L.; SILVEIRA, A. L. Wastewater characterization from a ferromanganese alloys plant. In: XXVII International Mineral Processing Congress -IMPC 2014. Santiago, Chile.

Downloads

Publicado

15/04/2015

Como Citar

Silva, A. C., Reis, E. L., & Lopes, A. S. (2015). CARACTERIZAÇÃO DO EFLUENTE DE UMA USINA DE FABRICAÇÃO DE FERRO-LIGAS DE MANGANÊS. HOLOS, 2, 26–32. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1767

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)