DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR

Autores

  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná
  • Andrea Macedônio de Carvalho UFPR

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1698

Palavras-chave:

Educação, educação ambiental, educação infantil, Curitiba

Resumo

A inserção da Educação Ambiental nos cenários educativo-institucionais aponta para a criação de alternativas necessárias frente às evidências de uma crise ambiental. Com esta perspectiva, a análise da práxis dos docentes é importante para avaliar as propostas educativas desenvolvidas em Centros de Educação Infantil, tomando como referência o ponto de vista e a ação dos professores. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um conjunto de estratégias de intervenção estimuladoras de um diálogo efetivo entre as acadêmicas do curso de Pedagogia e a realidade profissional que as professoras vivenciam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, através da análise de práticas e discursos das docentes no que se refere à temática educativo-ambiental. A compreensão da proposta pedagógica da escola foi o ponto de partida para estruturar nossa proposta de intervenção e o estabelecimento de diálogo com as profissionais que atuam no CMEI. Através de entrevistas e aplicação de questionários a dez professoras, foi possível identificar as características das prática de Educação Ambiental elaboradas pelas professoras e educadoras. As professoras se manifestaram positivamente sobre a necessidade de que iniciativas como essa sejam repetidas nos próximos anos e que o número de CMEIs participantes fosse ampliado. Acredita-se que os resultados obtidos por meio desta pesquisa possam contribuir para repensar o processo de inserção da Educação Ambiental no contexto educativo institucional e para a elaboração de políticas públicas coerentes com as necessidades manifestadas pelas profissionais que participaram do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências da Educação / Professora Adjunto do Setor de Educação da UFPR

Andrea Macedônio de Carvalho, UFPR

Pedagoga / Universidade Federal do Paraná

Referências

BRASIL. Decreto-lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.

CARTEA, P. A. M. Las barreras sociopolíticas para la práctica de uma educacíon ambiental radical em lãs sociedades avanzadas: lo que podemos aprender de la basura. In: Anais do V Congresso Iberoamericano de Educação Ambiental, 5º ed., Joinville, 2006.

FRABBONI, F. La educación del niño de cero a seis años. Madrid: Cincel, 1996.

GARCÍA, J. E. Educacíon Ambiental, constructivismo y complejidad. Montequinto-Sevilla: Díada Editora S.L, 2004.

LAYRARGUES, P. Prefácio. In: SANTOS, J. E.; SATO, M. A contribuição da Educação Ambiental à Esperança de Pandora. São Carlos: Rima, pp. 13-18, 2001.

LAYARGUES, P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, F.; LAYARGUES, P.; CASTRO, R. (Orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

LIMA, G. F. C. Educação, Emancipação e Sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a Educação Ambiental. In: LAYRARGUES, P. (Coord.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

MORALES, A.G.; KNECHTEL, M.R. A universidade e a formação em educação ambiental na perspectiva multicultural: considerações e possibilidades. In: MORALES, A.G. et al. Educação ambiental e multiculturalismo. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.

PARRA ORTIZ, J. M. La Educación Infantil: su dimensión didática y organizativa. Madrid: Grupo Editorial Universitario, 2005.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 27). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf>. Acesso em: 01/04/2012.

Um Pouco da História da Educação Ambiental. Disponível em: Acesso em: 03/11/2011.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Campos, M. A. T., & Carvalho, A. M. de. (2015). DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR. HOLOS, 5, 119–129. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1698

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.