POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS DE TRANSPORTES: UMA ANÁLISE DO PROJETO ROTA VIÁRIA NA AVENIDA BERNARDO VIEIRA EM NATAL-RN

Autores

  • Gerson Gomes do Nascimento IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1696

Resumo

O objetivo, deste trabalho, se constituiu em analisar a organização socioespacial desta avenida após sua transformação no ano de 2007-2009 via políticas públicas urbanas de transportes, levando em consideração a grande desorganização do fluxo de veículos nesta. Aplicamos formulários com quatro atores diretamente envolvidos nessa questão: os motoristas de ônibus, os transeuntes da avenida, os comerciantes e os motoristas de carros particulares bem como consultamos também órgãos municipais (SEMURB e STTU). Concluímos que tais transformações, a maneira como foram executadas não agradou nem tampouco solucionou os graves problemas socioespaciais ali existentes tais como: roubos, poluição sonora, falta de estacionamento, perda de consumidores, congestionamentos entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Gomes do Nascimento, IFRN

Licenciado (1996) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Especialista em Geografia do Nordeste (1997/8) pela UFRN. Mestre em Geografia Urbana pela UFRN (2003); Doutor em Ciências Sociais pela UFRN (2011). Professor Efetivo do IFRN (Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), onde leciona nos cursos Técnico-Integrado e no Curso Superior de Geografia desta Instituição, ministrando as disciplinas Geografia Urbana e Geografia dos Serviços. Membro das Base de Pesquisas NUPEG do IFRN (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Geografia) e Espaço e Poder da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Referências

LIMA, Pedro. Saneamento e modernização em Natal: Januário Cicco, 1920. Natal: Sebo Vermelho, 2003.

MELLO, Erick de Santana. Mobilidade Urbana Sustentável em Projetos estruturantes: análise urbanística do corredor de transporte da Avenida Bernardo Vieira. Dissertação (mestrado); Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFRN, Natal, 2008.

PLANO DIRETOR DE NATAL. Lei Complementar nº 082, de 21 de junho de 2007. Título IV – da política de mobilidade urbana; artigos 57, 58, 59.

SECRETARIA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO URBANOS – STTU. Dados da Av. Bernardo Vieira. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/sttu/>. Acesso em: 20 de maio 2010.

________ Dados da Av. Bernardo Vieira. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/sttu/>. Acesso em: 03 de agosto 2008.

SINDICATO DOS LOJISTAS DE NATAL (SLN). Breviário e perfil dos serviços em Natal. Documento original, 2010.

Downloads

Publicado

28/10/2013

Como Citar

Nascimento, G. G. do. (2013). POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS DE TRANSPORTES: UMA ANÁLISE DO PROJETO ROTA VIÁRIA NA AVENIDA BERNARDO VIEIRA EM NATAL-RN. HOLOS, 5, 210–218. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1696

Edição

Seção

ARTIGOS