ANÁLISE DE PAISAGENS TURÍSTICAS DA PRAIA DE PONTA NEGRA (NATAL/RN) COM A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Ilton Araújo Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Carla Stefanea Cabral Medeiros Centro Universitário UNIFACEX
  • Antônio Sales Filho Centro Universitário UNIFACEX

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1451

Resumo

As paisagens estão entre os principais responsáveis pela atratividade dos destinos turísticos, ao mesmo tempo em que, muitas vezes, são degradadas devido a práticas ambientalmente insustentáveis da atividade turística. Diante desse contexto, esse trabalho tem como objetivo investigar a qualidade visual das paisagens turísticas da Praia de Ponta Negra (Natal/RN) e contribuir para seu uso de forma sustentável. Para isso, utilizou-se como suporte teórico o método sistêmico e como metodologia um conjunto de indicadores de qualidade visual de paisagem. Constatou-se que além da duna do Morro do Careca, outros aspectos físicos contribuem para qualidade visual da paisagem de Ponta Negra, como a forma da orla em enseada. A legislação urbanística e ambiental de Natal é outro elemento que contribui para a proteção da paisagem de Ponta Negra. Foram detectados como detratores a artificialização provocada pela inserção de estruturas físicas que diminuem a naturalidade da praia, a poluição hídrica provocada pelos esgotos despejados na galeria de águas pluviais e a poluição sonora que ocorre devido ao barulho gerado pelos vendedores de CDs e DVDs. Os indicadores de naturalidade e diversidade apontaram que essas características ocorrem fundamentalmente no entorno no Morro do Careca. Por fim, ressalta-se a importância da perspectiva do turismo sustentável como estratégia que garanta a proteção das paisagens naturais e a própria manutenção da atividade turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilton Araújo Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Geografia (UFRN); Especialista em Gestão Ambiental Urbana (UFRN) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN). Atualmente é professor auxiliar do Departamento de Gestão Ambiental da UERN.

Carla Stefanea Cabral Medeiros, Centro Universitário UNIFACEX

Tecnóloga em Hotelaria e Graduada em Turismo pelo Centro Universitário UNIFACEX

Antônio Sales Filho, Centro Universitário UNIFACEX

Graduado em Turismo pelo Centro Universitário UNIFACEX

Referências

BELLEN, Hans Michael van. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.

BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do espaço turístico. Trad. Josely Vianna Batista. Bauru: EDUSC, 2002.

CARLOS, Ana Fani A. O turismo e a produção do não-lugar. In. YÁZIGI, Eduardo; CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de C. A. da (Orgs.). Turismo: espaço, paisagem e cultura. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

CHRISTOFOLETTI, Antônio. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgar Blucher, 1999.

CORIOLANO, Luzia Neide M. Teixeira. Turismo e meio ambiente: interfaces e perspectivas. In: CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixeira; VASCONCELOS, Fábio Perdigão. O Turismo e a relação sociedade na natureza: realidades, conflitos e resistências. Fortaleza: EdUECE, 2007.

COSTA, Jean Henrique. Os espaços obscuros da cidade turística: um estudo preliminar na Praia de Ponta Negra em Natal/RN. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, n. 3, v. 6, 2006.

CRUZ, Rita de Cássia Ariza. As paisagens artificiais criadas pelo turismo. In: YÁZIGI, Eduardo (org.). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002.

CRUZ, Rita de Cássia Ariza. Introdução à Geografia do Turismo. São Paulo: Roca, 2001.

DIAS, Reinaldo. Turismo sustentável e meio ambiente. São Paulo: Atlas, 2003.

FURTADO, Edna Maria. O Turismo na Capital Potiguar: visões sobre o espaço urbano de Natal/RN. Mercator - Revista de Geografia da UFC, n. 11, 2007.

GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antônio José Teixeira. Novo Dicionário Geológico- Geomorfológico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

GUERRA, Antônio José Teixeira; MARÇAL, Mônica dos Santos. Geomorfologia Ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

LAKATOS, Eva M., MARCONI, Marina de A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A paisagem como fator cultural. In: YÁZIGI, Eduardo et al (org.). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002.

NATAL (Município, RN). Lei Complementar Nº 082, de 21 de Junho de 2007. Dispõe sobre o Plano Diretor de Natal e dá outras providências. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20070623_especial.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2012.

NATAL (Município, RN). Lei Nº 3.607 de 18 de Novembro De 1987. Dispõe sobre o uso do solo e prescrições urbanísticas da Zona Especial - ZET-1, criada pela Lei 3.175184 de 26 de janeiro de 1984, e da outras providencias. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/semurb/paginas/File/InstrOrdSearch/34_Zonas_Especiais_de_Interesse_Turistico-ZETs.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2012.

NATAL (Município, RN). Decreto Nº 2.236, de 19 de junho de 1979. Declara “non edificandi” os Imóveis que especifica, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/semurb/paginas/File/InstrOrdSearch/5_Areas_Non_Aedificandi.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2012.

PIRES, Paulo dos Santos. Paisagem litorânea de Santa Catarina como recurso turístico. In. YÁZIGI, Eduardo; CARLOS, Ana Fani A.; CRUZ, Rita de C. A. da (Orgs.). Turismo: espaço, paisagem e cultura. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

______. A análise de indicadores da qualidade visual como etapa da caracterização de paisagens turísticas: uma aplicação no distrito-sede de Porto Belo-SC. Turismo: visão e ação. Balneário Camburiú, n. 3, v. 7, 2005.

RODRIGUEZ, José Manuel Mateo; SILVA, Edson Vicente da; CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito. Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. 2. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2007.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: Técnica e tempo. Razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2009.

SOARES, Ilton Araújo. Análise da degradação ambiental das áreas de preservação permanente localizadas no estuário do Rio Ceará-Mirim/RN. Natal, RN: 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Biociências. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

YÁZIGI, Eduardo. Vandalismo, paisagem e turismo no Brasil. In. YÁZIGI, Eduardo; CARLOS, Ana Fani Alessandri; CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Turismo: espaço, paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 1999.

Downloads

Publicado

02/02/2014

Como Citar

Soares, I. A., Medeiros, C. S. C., & Filho, A. S. (2014). ANÁLISE DE PAISAGENS TURÍSTICAS DA PRAIA DE PONTA NEGRA (NATAL/RN) COM A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL. HOLOS, 1, 228–246. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1451

Edição

Seção

ARTIGOS