EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL: PERFIL DOS PRODUTORES DA FEIRA AGROECOLÓGICA DA ORLA DE OLINDA - PE

Daniel Cerqueira Lima e Penalva Santos, Emanuel Ferreira Leite, Cleomácio Miguel Silva, Stêvenis Moacir Moura Fonseca

Resumo


Este artigo teve como objetivo definir o perfil psicossocial dos produtores rurais que comercializam seus produtos na Feira Agroecológica de Olinda, definindo-os enquanto seu grau de empreendedorismo, suas motivações e segundo os preceitos da sustentabilidade. Inicialmente discutiu-se no âmbito teórico temas como empreendedorismo, perfil do empreendedor, feiras agroecológicas e cultura de sustentabilidade, posicionando ideologicamente os conceitos adotados pelos autores deste artigo. Em seguida uma entrevista estruturada foi realizada com os produtores que participam da Feira, sendo sua abrangência bastante ampla tendo em vista que todas as barracas foram contempladas, sendo entrevistado um produtor por barraca. De uma forma geral, os resultados mostraram que os produtores são homens, em sua maioria de baixa escolaridade, que buscam além do crescimento econômico a qualidade de vida para suas famílias e seus clientes. Também ficou claro que sua atividade é um processo de inovação, e, sob o nosso conceito, os produtores se caracterizam enquanto empreendedores e suas atividades contribuem diretamente para uma cultura de sustentabilidade, podendo ser definidos enquanto empreendedores sustentáveis.

Texto completo:

PDF

Referências


BIAGIO, L. A. Empreendedorismo: Construindo seu projeto de vida. Barueri, São Paulo: Manole, 2010.

CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo: Melhoramentos, 1964.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4ªed. Rio de Janeiro: ELSERVIER, 2012.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

DRUCKER, P. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1986.

ENLAZADOR, T. Consumindo ou sendo consumido?: uma visão sobre as práticas de consumo e sustentabilidade no Recife. 2010. 125 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – CFCH, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2010.

LEITE, E. F. O Fenômeno do Empreendedorismo: Criando Riquezas. Recife: Bagaço, 2002.

________. Empreendedorismo, Inovação, Incubação de Empresas e a Lei de Inovação. Recife: Bagaço, 2006.

________. O Fenômeno do Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2012.

________. Ecoempreendedorismo. Cogir Blog, mar 2008. Disponível em . Acesso em: 05 mar. 2013.

SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, M (Org.). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1387



 

HOLOS IN THE WORLD