ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rafael Gonçalves Bezerra Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa
  • Rodrigo Capelle Suess Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Formosa

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1289

Resumo

A educação brasileira tem os livros didáticos como principal recurso de informação a alunos e professores. Este trabalho analisa como ocorre a abordagem do bioma Cerrado em seis livros didáticos de biologia destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram o número de páginas destinadas ao tema, figuras, exemplificações acerca da fauna e flora local e abordagem do tema. A análise mostrou que todos os aspectos são apresentados de maneira resumida. Exemplos da fauna e flora local, quando presente nos livros, são citados apenas com o nome popular. Como resultado, o bioma Cerrado é tratado de maneira acrítica quanto à sua situação de degradação e importância para a manutenção da biodiversidade mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Bezerra, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa

Instituto Federal de Goiás

Downloads

Publicado

17/03/2013

Como Citar

Bezerra, R. G., & Suess, R. C. (2013). ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. HOLOS, 1, 233–242. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1289

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)