PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DE COMPÓSITO DE MATRIZ DE GESSO E FIBRA VEGETAL

Autores

  • George Santos Marinho UFRN
  • Paulo Waldemiro Soares Cunha UFRN
  • Uílame Umbelino Gomes UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1203

Resumo

Foi desenvolvido um compósito de matriz de gesso e reforço de fibra vegetal (Cocos nucifera) destinado à fabricação de elementos construtivos (e. g., placas para forração de coberturas e painéis de vedação). Corpos de prova foram produzidos na forma de sanduíche de gesso / fibra / gesso. Duas espessuras diferentes da fatia de fibra foram consideradas: 8 mm e 10 mm. Um corpo de prova de gesso sem a fatia de fibra foi fabricado para servir como padrão de comparação. Utilizando-se um equipamento analisador térmico, foram realizados ensaios para determinação das seguintes propriedades termofísicas dos corpos de prova: condutividade térmica (k), capacidade térmica volumétrica (?.CP) e difusividade térmica (?). A partir dos resultados foi possível evidenciar vantagens do compósito em relação ao padrão. O menor valor de k conferiu ao compósito uma maior capacidade de isolação, possibilitando redução da carga térmica no interior das edificações devido à radiação solar. Nsse aspecto, o compósito se mostra adequado ao uso como elemento de vedação em edificações situadas em localidades de baixas latitudes (e. g., região Nordeste do Brasil). Além das vantagens citadas, o compósito pode proporcionar mais leveza e economia de material, possibilitando a produção de elementos construtivos mais esbeltos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Santos Marinho, UFRN

Graduação em Física (UFRN, Lic. 1985, Bach. 1988); M.Sc. Termociencias / PPGEM-UFRN; Dr. Termociencias / USP-EESC; Professor do Dpt. Eng. Mecânica da UFRN desde 1997; Coordenador do Lab. de Transferência de Calor da UFRN.

Paulo Waldemiro Soares Cunha, UFRN

Engenheiro Civil, M.Sc., Professor Departamento de Engenharia Civil da UFRN.

Uílame Umbelino Gomes, UFRN

Físico, M.Sc., Dr., Professor do Departamento de Física da UFRN

Referências

ABNT. Desempenho térmico de edificações. Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. NBR 15220–3. Rio de Janeiro, ABNT, 2005, 7 p.

LAMBERTS, R., DUTRA, L., PEREIRA, F.O.R . Eficiência Energética na Arquitetura. São Paulo: PW editores, 2004, 2. ed., 188p.

MASCARÓ, L. R. Energia na Edificação - Estratégias para minimizar seu consumo. São Paulo, Projeto Editores Associados, 1985.

OLIVEIRA, R. P. Utilização de um aplicativo de simulação computacional na avaliação de desempenho térmico de protótipos de Habitação de Interesse Social. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2010, 124 p.

OZISIK, M. N. Transferência de calor, um texto básico. Rio de Janeiro, Guanabara Dois, 1990, pp. 634.

Downloads

Publicado

19/03/2013

Como Citar

Marinho, G. S., Cunha, P. W. S., & Gomes, U. U. (2013). PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DE COMPÓSITO DE MATRIZ DE GESSO E FIBRA VEGETAL. HOLOS, 1, 127–138. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1203

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)