ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS

Autores

  • José Roberto Caetano da Rocha Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1160

Resumo

Nesse trabalho relata-se o procedimento pedagógico alternativo aplicado para turmas de primeira série do ensino médio da E. E. Fernão Dias Paes e da E. E. Anhanguera, ambas localizadas na capital Paulista, Brasil. Esse procedimento foi baseado em relatos de atividades produzidas nos anos 60 e 70, onde eram introduzidos diferentes objetos em recipientes lacrados e as pessoas tinham que identificar qual objeto foi ali acondicionado sem que as pessoas pudessem abrir os recipientes. O objetivo principal do procedimento pedagógico era que esses alunos compreendessem como surgem às teorias, as leis, as hipóteses e os modelos. Aqui também são apresentados alguns dos resultados obtidos durante a transformação de conhecimentos comuns que os alunos adquiriram no seu cotidiano em conhecimentos científicos. Esse fato acontece devido a alguns dos obstáculos epistemológicos serem eliminados e os alunos conseguirem obter razões suficientes para substituir o conhecimento anterior e desta forma promover sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Roberto Caetano da Rocha, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá (UNESPAR)

Licenciado e Bacharel em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre e Doutor em Química - área Química Analítica pelo IQ-USP. Pos doutorado em Química Ambiental pela EACH-USP Leste. Atualmente Professor Adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da UNESPAR - Paranaguá. Áreas de atuação: Eletroanalítica e Ensino de Química.

Downloads

Publicado

29/01/2013

Como Citar

Rocha, J. R. C. da. (2013). ATIVIDADE LÚDICA DESENVOLVIDA PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE COMO SURGEM OS MODELOS. HOLOS, 6, 249–261. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1160

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)