FLOTAÇÃO SELETIVA DE CROMITA COM CARBOXILMETILCELULOSE

Autores

  • Carlos Adolpho Magalhães Baltar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1157

Resumo

O minério de cromo da Bahia é constituído por cromita (FeO.Cr2O3) e uma variedade de minerais silicatados de ganga, contendo íons Ca++ e Mg++, entre outros. A flotação seletiva é bastante complicada devido às características superficiais similares dos componentes mineralógicos e só é possível com o uso de um reagente depressor. Nesse trabalho alguns dos principais depressores usados em flotação foram testados: silicato de sódio, amido e carboxilmetilcelulose (CMC). Os testes foram realizados em Tubo de Hallimond modificado. Os resultados indicaram condições favoráveis à seletividade com o uso de CMC em concentrações acima de 100 mg/L. A adsorção preferencial do CMC na superfície dos minerais de ganga foi atribuída à formação de sais carboxílicos, devido presença do grupo COO.Na na molécula do depressor e de íons Ca2+ e Mg2+ na superfície de alguns desses minerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Adolpho Magalhães Baltar, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia de Minas, atuando em Flotação, Separação Sólido-Líquido, modificação superficial de MInerais Industriais, etc.

Downloads

Publicado

09/11/2012

Como Citar

Baltar, C. A. M. (2012). FLOTAÇÃO SELETIVA DE CROMITA COM CARBOXILMETILCELULOSE. HOLOS, 5, 108–114. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1157

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)