Experiências Cartográficas com Pessoas Idosas: Uma busca por Novos Olhares e Leituras Sociais

Francker Duarte de Castro, Francisca Márcia Fernandes Tavares, Gilnara Karla Nicolau da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar o comportamento do idoso diante de práticas educativas. Para tanto, foram desenvolvidas estratégias e material didático tátil para ensinar Geografia a este grupo. A prática educativa foi realizada com um grupo de idosos do Programa Saúde e Cidadania na Melhor Idade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Rio Grande do Norte, IFRN, com a finalidade de levar conhecimento geográfico a essas pessoas, por meio de instrumentos e estratégias pedagógicas, observando como esses superam as dificuldades físicas que aparecem com o passar dos anos. Para essa produção, recorreu-se à bibliografia e à legislação, voltada para a pessoa idosa, fazendo um paralelo de como essas pessoas eram tratadas nas antigas civilizações e como são tratadas atualmente no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Idosos, comportamento, experiências cartográficas, prática educativa, geografia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2009.114



 

HOLOS IN THE WORLD