CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN

Autores

  • Alison Pereira Batista IFRN/NUPECC
  • Ingrid Patrícia Barbosa Oliveira UNI-RN
  • José Pereira de Melo UFRN/PPGEF/PPGE

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2012.1060

Resumo

O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórico-metodológica que teve como objetivo refletir sobre uma experiência pedagógica realizada nas aulas de Educação Física, ministradas no IFRN, no câmpus de Pau dos Ferros, com alunos do 1º ano do ensino médio integrado. Estabelecemos as seguintes questões de estudo: a) O que entendemos por aprendizagem? b) Que caminhos teórico-metodológicos podem ser traçados para que as aulas de Educação Física possibilitem aprendizagens mais significativas? Esse estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza descritiva. Um dos caminhos vislumbrados leva ao entendimento de que a aprendizagem poderá ocorrer de forma significativa quando estiver imbuída de sentidos/significados que contemplem a reflexão, o contexto, a criatividade, a autonomia, os conhecimentos prévios, o planejamento, entre outras categorias que contribuem ativamente para a superação de práticas mecanicistas e do fazer por fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alison Pereira Batista, IFRN/NUPECC

PROFESSOR DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA.

Ingrid Patrícia Barbosa Oliveira, UNI-RN

PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

José Pereira de Melo, UFRN/PPGEF/PPGE

PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFRN

Downloads

Publicado

29/01/2013

Como Citar

Batista, A. P., Oliveira, I. P. B., & Melo, J. P. de. (2013). CORPO, APRENDIZAGEM E CULTURA DE MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O ENSINO DO CONTEÚDO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN. HOLOS, 6, 237–248. https://doi.org/10.15628/holos.2012.1060

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)