FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN

Autores

  • Ricardo Pires de Souza UFRN
  • Hélio Roberto Hékis UFRN
  • Diego Derick O. de Medeiros UFRN
  • Igor Bezerra Furtado Silva UFRN
  • Thyago de Melo Duarte Borges UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1059

Resumo

É notório, na contemporaneidade, o aumento da procura pelos produtos disponibilizados pelas redes de fastfood, gerando consequentemente o crescimento econômico das organizações do setor. Logo esse trabalho objetiva demonstrar o sistema de monitoramento de arranjos produtivos – SIMAP as empresas estudadas para que estas possam vislumbrar novas atividades de gestão com o intuito de ter um diferencial competitivo. Para alcançar esse objetivo utilizou-se a metodologia exploratoria explicativa, com estudo de caso nas empresas Pittsburg e McDonald´s na cidade de Natal-RN, obtendo-se as informações através de questionário semi-estruturado. Analisando-se os dados, percebeu-se que as empresas estudadas, encontram-se acima da média das empresas dos setor cadastradas no SIMAP. Em comparação cruzada entre as empresas estudadas, observou-se que a empresa Pittsburg possui pontos a aperfeiçoar, nos diversos indicadores de gestão, em especial no indicador sistema de gestão integrada, no qual essa empresa ficou abaixo de 25%. Observou-se também que em relação a gestão financeira, a empresa Pittsburg esta melhor qualificada perante sua concorrente McDonald´s. Ficou evidenciado que as empresas estudadas estão em conformidade com os requisitos mínimos exigidos pelos seus clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Pires de Souza, UFRN

Professor Mestre Depto Engenharia de Produção UFRN

Hélio Roberto Hékis, UFRN

Professor Doutor do Curso de Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

02/08/2013

Como Citar

Pires de Souza, R., Hékis, H. R., Derick O. de Medeiros, D., Bezerra Furtado Silva, I., & de Melo Duarte Borges, T. (2013). FERRAMENTAS DE BENCHMARKING COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE FASTFOOD NA CIDADE DE NATAL-RN. HOLOS, 3, 51–66. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1059

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)