A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DO EMPENHO, LIQUIDAÇÃO E PAGAMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Alisson Kemis Araújo IFRN
  • Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7548

Palavras-chave:

Planejamento, Gestão Pública, Responsabilidade, Informação.

Resumo

Esse estudo tem por intuito discorrer sobre as formas de planejamento da gestão pública, tendo como ponto de partida a carência de informação das pessoas que trabalham com a parte burocrática nos entes públicos, fato demonstrado diariamente e mensurado através de indicadores pelos veículos de comunicação onde se notam processos administrativos fraudados, informações de contratos superfaturados, direcionamento de editais de licitação entre outros. A formulação dos gastos públicos segue um fluxo onde os processos de compras passam por diversos setores e departamentos desde a solicitação inicial de uma despesa até a entrega dos produtos ou serviços, e nesse trâmite os agentes públicos são envolvidas muitas vezes sem saber a real responsabilidade do seu trabalho, por falta de informação e capacitação. O estudo tem como objetivo demonstrar a carência de informação das pessoas que trabalham com os três estágios clássicos da despesa que são o empenho, liquidação e pagamento. Ainda sobre esse tema o trabalho trata os benefícios que os três estágios podem contribuir com a organização do ambiente de trabalho pensando de forma estratégica e transparente para utilização dos recursos públicos por parte dos municípios, estados e federação.

Referências

CARVALHO, Maria Balbina. A gestão de compras e o processo de licitação no setor público. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 4, n. 1, p. 165, 2017.

DE SENNE RANZINI, Milena; BRYAN, Newton Antonio Paciulli. Capacitação e formação para o setor público e os modelos de escola de governo no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.1004

SANO, Hironobu; MONTENEGRO FILHO, Mário Jorge França. As técnicas de avaliação da eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública e sua relevância para o desenvolvimento social e das ações públicas. Desenvolvimento em Questão, v. 11, n. 22, p. 35-61, 2013. DOI: https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.35-61

SANTOS, RITA DE CASSIA. Plano plurianual e orçamento público / Rita de Cássia Santos. – 2. ed.reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2012. 152p. :

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos