A APLICABILIDADE DO MODELO DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: O CASO UNP

Autores

  • Breno Ricardo Rêgo Granjeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (Campus Natal - Central)
  • Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (Campus Natal - Central)

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2016.4413

Palavras-chave:

Governança corporativa, Tecnologia da informação, Governança de tecnologia da informação, Vantagem competitiva.

Resumo

Nos últimos anos, com as mudanças ocorridas nas estruturas organizacionais, pode-se perceber que a área de Tecnologia da Informação passou a ser um dos componentes importantes nas empresas, e o uso da Governança de Tecnologia da Informação tem ganhado destaque, pois ela possibilita maior competitividade e alinhamento das iniciativas de TI com a estratégia do negócio. A Governança de Tecnologia da Informação se trata de um conjunto de processos para avaliar e direcionar o uso da TI para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos. Este trabalho apresenta um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório que teve o objetivo de analisar como o modelo de governança de TI se aplica a instituição Universidade Potiguar (UnP), localizada no município de Natal, no Rio Grande do Norte, bem como entender e explicar os aspectos que o norteiam, desde a origem da governança corporativa, como também a visão geral do modelo, definindo as suas caraterísticas e também compreender o uso de tal mecanismo com relação em gerar vantagem competitiva para a instituição. Para isso, foram analisados esses aspectos através de uma entrevista semiestruturada, respondendo a pergunta problema. Pode-se concluir que a área de TI serve de apoio à estrutura educacional da instituição, pois ela está diretamente ligada com metas e estratégia da Instituição, e se subdivide em cinco setores principais: Operações de TI; Security Office, Escritório de Projetos, Desenvolvimento de Sistemas e de Controles Internos de TI. A implantação do modelo na instituição ocorreu alinhada com o uso dos modelos de melhores práticas para aplicação da governança sendo eles: Control Objectives for Information and related Technology (COBIT); Information Technology Infrastructure Library (ITIL); Project Management Body of Knowledge (PMBOK), ISO2700 e Scrum, e o uso desse modelo garante integridade, disponibilidade, confiabilidade e confidencialidade dos serviços, informações e sistemas. Outro fato que se pode concluir que em relação ao uso do modelo de governança para obter vantagem competitiva, observou-se que é preciso garantir que a GTI exista efetivamente na organização e que esteja nos requisitos de compliance, o que garante uma melhor colocação no mercado, além de garantir que os recursos estão sendo utilizados da maneira correta.

Biografia do Autor

Breno Ricardo Rêgo Granjeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (Campus Natal - Central)

Formando no curso superior de Tecnologia em Comércio Exterior

Referências

ALYRIO, R.D. Metodologia Científica. PPGEN: UFRRJ, Rio de Janeiro, 2008.

ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

ALBERTIN, Alberto Luiz. Valor estratégico dos projetos de tecnologia da informação. Revista de Administração de Empresa. São Paulo, v.41, n.3, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70. 2011.

CACIATO, Luciano Eduardo. Métricas e metodologias do gerenciamento de TI. 2004. Disponível em: <http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=980&pag=1>. Acesso em: 05 jan. 2015.

FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI: Da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. 1. ed. Rio de Janeiro: Braspot, 2006.

FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI: Da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. 2. ed. Rio de Janeiro: Braspot, 2008.

FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a Governança de TI: Da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.

GAMA, Fernanda de Assis. Governança de Tecnologia da Informação: Um estudo em empresas brasileiras. Vitória. 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. 4ª edição, São Paulo: IBGC, 2009.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Origens da Governança Corporativa. 2009. Disponível em: <http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18166>. Acesso em: 16 Jan. 2015.

KAPLAN, R. S, NORTON, D. P., Alinhamento: Utilizando O Balanced Scorecard para criar estratégias corporativas. São Paulo: Elsevier Editora Ltda., 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia Científica. 4? ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MELO, D. R. A. A importância da tecnologia da informação nas estratégias das organizações contemporâneas: breve revisão de literatura. In: V CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 2008. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/2008/artigos/412_0.pdf> Acesso em: 11 mar. 2015.

NEWELL, F. Fidelidade.com. São Paulo: Makron Books, 2000.

OLIVEIRA, R. V. A Lei Sarbanes-Oxley como nova motivação para mapeamento de processos nas organizações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26, 2006, Fortaleza.

PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 7. ed. , Rio de Janeiro: Campus, 1991.

PORTER, Michael. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

SILVA, S. M. K da; FLEURY, M.T.L. Aspectos culturais do uso de tecnologia de informação em pesquisa acadêmica. In: XXIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, 23, 1999, Foz do Iguaçu.

STEINBERG, Herbert. A dimensão humana da governança corporativa: pessoas criam as melhores e as piores práticas. São Paulo: Gente, 2003.

TEIXEIRA, F; PONTE, V. M. R., Alinhamento Estratégico: Estudo Comparativo das Percepções dos Executivos de Negócios e de TI, XXVIII – Encontro da ANPAD. Anais. Curitiba, 2004.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WEILL, P. O Segredo da Boa Governança. 2004. Disponível em: <http://download.microsoft.com/download/7/d/f/7df01ca4-4dd4-42f4-9c13-70a15d6e3450/MB32_Entrevista.pdf.>. Acesso em: 15 jan. 2015.

Universidade Potiguar. Institucional. Disponível em: www.unp.br/institucional/. Acesso em: 15 jun. 2015.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

20-09-2016

Edição

Seção

Artigos