A ULTILIZAÇÃO DA INDICAÇÃO GEOGRAFICA COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO A CERCA DAS QUATRO INDICAÇÕES QUE O BRASIL POSSUI NA ATUALIDADE

Autores

  • Simone Camilo de Freitas
  • Elisângela Cabral de Meireles

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2009.292

Resumo

O desafio das exportações brasileiras e a exigência por produtos de qualidade aceleraram a necessidade da obtenção de ferramentas de competitividade, neste cenário surge como resposta a Indicação Geográfica (IG). Compreender a dinâmica do comércio internacional a partir da utilização da IG como ferramenta competitiva para inserção nos mercados, caracteriza-se como sendo o principal objetivo do estudo. Seguido dos objetivos específicos que são: Identificar o cenário mundial da Indicação Geográfica; Identificar as IG’s; Verificar novas proposições de Indicações Geográficas no Brasil e; Diagnosticar a conjuntura de IG’s no Rio Grande do Norte. A pesquisa foi de caráter exploratória e descritiva, o universo e a amostra da pesquisa de campo foi o Ministério da Agricultura Pecuária a Abastecimento (MAPA) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no que se refere aos meios à pesquisa foi bibliográfica e de campo. No tocante ao embasamento teórico algumas informações que se julgou interessante foram destacadas como, por exemplo, a utilização da IG como estratégia competitiva, a análise do ambiente para a formulação e implementação desse tipo de estratégia. O surgimento da IG desde os primórdios, a sua importância para o mercado nacional e internacional, e a posição da IG no Brasil na atualidade. Em resposta a problemática: De que forma a Indicação Geográfica pode impactar sobre a dinâmica do comércio internacional praticado pelo Brasil. Ela impacta na medida em que o país inserido num mundo globalizado, a competição entre os países a fim de buscar posições favoráveis as suas vendas está cada vez maior. Onde os consumidores cada vez mais exigentes, buscam sempre produtos de qualidade e de procedência, fazendo com que a IG torne-se uma importante ferramenta de competitividade. Contudo o produto com o registro de IG pode não ser melhor do que outros, mas é diferenciado, seja por seus aspectos, ou seu modo de fabricação, destacando-se e ganhando força para enfrentar a competitividade exigida pelo mercado. PALAVRAS-CHAVE: Indicação Geográfica, Comércio internacional, Estratégia competitiva.

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Publicado

22-12-2009

Edição

Seção

Artigos