NÃO EXISTE IDADE PARA APRENDER: INCLUSÃO DIGITAL E LETRAMENTO DE IDOSOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Aleksandre Saraiva Dantas IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3921

Palavras-chave:

Inclusão digital, idosos, vulnerabilidade social

Resumo

Por entender que o domínio das novas tecnologias da comunicação e da informação, a capacidade de ler e interpretar textos e dominar os conhecimentos matemáticos mais utilizados no dia a dia são de fundamental importância para a inserção do idoso nas mais variadas dimensões da vida em sociedade, esse projeto busca promover a inclusão digital e o letramento em Matemática e em leitura de idosos em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, procura desenvolver ações voltadas para a formação dos idosos para a utilização da informática em atividades do cotidiano, aliadas ao uso de sites, softwares e jogos educativos que contribuam para a elevação dos níveis de letramento em Matemática e leitura. Desse modo, este projeto está contribuindo para a inclusão digital dos idosos selecionados, para a consolidação de saberes mínimos  necessários a uma participação crítica e ativa nas diversas atividades em que essas pessoas estão inseridas e, consequentemente, para a consolidação da sua cidadania.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 11. ed. Trad. Roneide Venâncio Majer. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1, São Paulo: Paz e Terra, 2008.

DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

GOULART, Denise. Inclusão digital na terceira idade: a virtualidade como objeto e reencantamento da aprendizagem. 2007. 219 p.

Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

Downloads

Publicado

29/12/2015

Edição

Seção

Artigos Completos