Núcleo de Línguas do IFRN Campus Mossoró NUPEL / MO

Geraldo Maximo da Silva, Anna Neri Dantas Camacho Varela, Margarete Trigueiro de Lima, Samuel Carvalho Lima

Resumo


Em agosto do ano de 2009, criava-se, mediante projeto apresentado à Direção da então UNED Mossoró, as primeiras duas turmas de um curso de línguas estrangeiras para alunos da Unidade. O curso era fruto de um projeto chamado Núcleo de Línguas da UNED Mossoró, que posteriormente passou a se chamar Núcleo de Línguas do IFRN-Campus Mossoró – NUPEL. Apesar de apoiar e incentivar as atividades de pesquisa, a promoção de cursos e ações para as comunidades interna e externa tornaram-se o grande foco do NUPEL/MO. Atualmente, são matriculados, em média, 500 alunos a cada semestre nos cursos de Inglês, Espanhol e Espanhol Especial Sênior. Além disso, os exames de proficiência em Inglês e Espanhol, que têm como público-alvo acadêmicos que necessitam comprovar proficiência em leitura e compreensão de textos, atendem a centenas de candidatos nos exames ofertados. Em números atuais, anualmente são atendidas mais de 1300 pessoas
por meio das ações do Núcleo de Línguas. O que, apesar de já ser algo significativo, é apenas parte do que se pretende alcançar.


Palavras-chave


Núcleo de línguas; projeto; cursos

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MEC Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Línguas Estrangeiras/Secretaria de Educação Fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1997.

BROWN, H. D. Principles of language and learning and teaching. 4th ed. Longman: San Francisco, 2000a.

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2nd ed. Longman: San Francisco, 2000b.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and Principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press. 1986.

LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

RICHARDS, Jack C. and RODGERS, Theodore S. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press. 1989.




DOI: https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3905

Apontamentos

  • Não há apontamentos.