Portal do Governo Brasileiro

Sobre

Somos uma Incubadora de empresas

Quem somos

Pioneira no estado do Rio Grande do norte, a Incubadora Tecnológica Natal-Central (ITNC) foi instalada no Câmpus Natal-Central do IFRN em 1998, com o intuito de fornecer suporte ao surgimento de empresas de base tecnológica, principalmente, com foco nas áreas de atuação do Instituto.

A ITNC possui infraestrutura física exclusiva com mais de 700m² disposta para empresas, sala de reunião, sala de treinamento e sala de coordenação. Os empreendedores também dispõem da infraestrutura integral do instituto, como: estacionamento, vigilância, restaurante, bibliotecas, auditórios e laboratórios.

O que fazemos

Os serviços oferecidos aos empreendedores iniciam antes da incubação e incluem a sensibilização para o empreendedorismo, a prospecção de novas empresas e a qualificação dos novos empreendedores. Durante a incubação, os empreendedores contam com assessoria e consultoria tecnológica, financeira, de mercado e de gestão, bem como acompanhamento e avaliação do mercado e de gestão.

A ITNC, que já graduou 17 empresas, tem seu público-alvo voltado para os estudantes do Câmpus Natal-Central, alunos egressos, pesquisadores e desenvolvedores de novas tecnologias e empreendedores em geral.

Como fazemos

Atualmente, a incubadora inicia novas ações e atividades voltadas à implantação do modelo CERNE da Anprotec. Esse modelo prevê o aperfeiçoamento contínuo de diversos processos-chave, em especial, nas dimensões do desenvolvimento pessoal do empreendedor, desenvolvimento tecnológico de produtos e processos, aperfeiçoamento das estratégias de gestão empresarial, comercial, financeira e de marketing.

A ITNC já oferece às empresas alguns serviços especializados, tais como: assessoria na elaboração dos planos de negócios, consultorias especializadas, prospecção tecnológica, participação em feiras, exposições, visitas técnicas, missões comerciais e cursos de qualificação e aperfeiçoamento.

Processo de incubação

METODOLOGIA DE INCUBAÇÃO E MODELO CERNE
A metodologia será baseada no Modelo CERNE de gestão e consistirá nas seguintes fases:

Pré-incubação
FASE 1 – Implantação
Inicia-se a partir do processo de seleção. O empreendedor deverá concluir sua ideia de negócio, definição do empreendimento e realizar o estudo de viabilidade técnicoeconômico-financeira. Compreende um período máximo de 3 meses.

Incubação
FASE 2 – Desenvolvimento
Esta fase compreende o aprimoramento do produto e/ou da proposta de serviço, mediante o desenvolvimento do Plano de Negócios nos cinco eixos do Modelo CERNE. Duração de até 9 meses.

FASE 3 – Consolidação
Os empreendedores devem ter uma visão sistêmica consolidada de sua empresa, introduzir o produto/serviço no mercado e amadurecer os cinco eixos do modelo CERNE. Esta fase dura até 12 meses.

FASE 4 – Graduação
A empresa deve estar pronta para sair da Incubadora, ou seja, deve demonstrar habilidade e segurança na consolidação dos processos produtivos, faturamento anual, índice de liquidez e carteira de clientes consolidada, sendo finalmente capaz de enfrentar o mercado competitivo. Pode durar até 6 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Estatísticas

17
Empresas graduadas
12
Empresas incubadas
17
Anos de experiência
700
m² de espaço

Mantenedora

logo-ifrn

Nossos Parceiros

ClientClientClientClientClientClientClientClient

Empresas Incubadas

CoIoT

energynow

Auto Force

Condolife

Comunicarte Web

FindMe

EcoEng

NewBit

Amazing

Ícone Sistemas

Outgo

Urbans

Thiws

 

Empresas Graduadas

Penapi

Ligue consulta

Equipe

[display-team category=”itnc” orderby=”menu_order” order=”asc” position=”image” hide=”excerpt,social,more,field_label” layout=”grid” columns=”seven” align=”center” social_view=”dark”]

Processos Seletivos

EDITAL N° 01/2016 – HOTEL DE PROJETOS


THE VOICE PITCH


II IDEIA INOVA


Edital Nº 02/2015


 

Edital Nº 01/2015


 Edital Nº 03/2014

 


 

Edital Nº 01/2014

Fotos

Banco de Oportunidades

Sem-título-1

 

     Banco de Oportunidades está disponibilizado para incentivar e potencializar a criação e desenvolvimento de ideias inovadoras visando a geração de novos produtos, processo, serviços, parcerias e empreendimento que poderão ser apoiados pela Incubadora.

     A ideia submetida estará disponível, assim como as informações do seu responsável, para qualquer pessoa que acessar o site da incubadora.

Para cadastrar alguma ideia no nosso banco de oportunidades clique AQUI. Confira as ideias já cadastradas abaixo.

 

Banco de Oportunidades 

Descrição: Formular e desenvolver composições de massa para fabricação de blocos de vedação a base de resíduo de celulose (sacos de cimento descartados, utilizados na confecção de concretos e argamassas), com elevado desempenho, maior durabilidade e menor custo. Esse processo será isento da etapa de queima presente no processo de produção de bloco cerâmico convencional, além de utilizar baixa concentração de cimento nas formulações de massa a serem desenvolvidas.

Responsável: Marcio Luiz Varela Nogueira de Moraes

Contato: (84) 3315-2752

Área: Construção Civil

Descrição: Pretende-se inserir os alunos no universo da robótica desde o 1° ano do ensino médio, utilizando como ferramenta a participação em concursos de robótica. Essa participação está condicionada a treinamentos com kits educacionais que serão cedidos a todos os participantes. Com esses cursos de formação, pretende-se desenvolver a cultura de participação em olimpíadas e torneios de robótica educacional com abrangência nacional e internacional, e, consequentemente, a disseminação dessa área de conhecimento entre os alunos dos institutos federais de educação do Rio Grande do Norte.

Responsável: João Moreno Vilas Boas de Souza Silva

Contato: joaomorenovilasboas@gmail.com

Área: Robótica

Descrição: O projeto visa preparar os alunos do IFRN para participação em competições de conhecimentos e competências técnicas de abrangência nacional – IBRACON.

Responsável: Valtencir Lúcio de Lima Gomes

Contato: valtencir.gomes@ifrn.edu.br

Área: Construção civil

Descrição: O presente projeto pretende desenvolver concreto autoadensável (CAA) com adição de resíduos minerais disponíveis no estado do Rio Grande do Norte e adições pozolânicas regionais. Transferir a tecnologia do CAA para a empresa parceira através de treinamentos e aplicação desses concretos em peça pré-moldadas em escala real (protótipos) na fábrica da empresa parceira, e avaliar a durabilidade desses protótipos em comparação com protótipos construídos com concreto convencional.

Responsável: Marcos Alyssandro Soares dos Anjos

Contato: marcos.anjos@ifrn.edu.br

Área: Construção civil

Descrição: O projeto busca desenvolver para a empresa demandante, produtos inovadores com seus respectivos processos para aplicação em unidades habitacionais dentro de um condomínio. Pretende-se desenvolver produtos e processos inovadores, quais sejam argamassas de assentamento e revestimento com uso de RCD e concretos auto adensáveis com uso de resíduos de britagem, com intuito de oportunizar a demandante a redução de custos e maior produtividade aliado a sustentabilidade da construção.

Responsável: Marcos Alyssandro Soares dos Anjos

Contato: marcos.anjos@ifrn.edu.br

Área: Construção civil

Descrição: Como objetivo Geral deste projeto, tem-se a criação e a preparação de um grupo de excelência, composto pelos melhores alunos do IFRN, em áreas estratégicas, a fim de participarem da Olimpíada do Conhecimento 2016, que ainda possui local indefinido, e diante de seus resultados, participarem em 2017 da 44rd WorldSkills Competition.

Responsável: Jacques Cousteau da Silva Borges

Contato: (84) 4005-2601

Área: Olimpíadas de conhecimento

Descrição: O projeto pretende investigar a viabilidade do desenvolvimento de concretos auto adensáveis confeccionados com altas concentrações de resíduo da biomassa da cana-de-açúcar e metacaulim, e sílica ativa, ativadas por hidróxido de cálcio, determinando suas propriedades reológicas, físicas, mecânicas e macroestruturais, relacionando o desempenho mecânico e de durabilidade com os processos de hidratação dos concretos.

Responsável: Marcos Alyssandro Soares dos Anjos

Contato: marcos.anjos@ifrn.edu.br

Área: Construção civil

Descrição: A ideia é criar um software que agilize o tempo de quem está procurando um restaurante e indique para esta mesma pessoa se existe vaga no restaurante que ela deseja comer. É um mercado em potencial porque muitas pessoas hoje não comem seus lugares favoritos por falta de tempo ou por lotação não prevista.A atuação consiste tanto no posicionamento do estacionamento do restaurante assim como a distribuição das mesas ao gosto do cliente, assim como a possibilidade de pedir uma entrada.

Responsável: Alexandre Gomes de Lima

Contato: alexandre.lima@ifrn.edu.br

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Allyson José da Silva

Contato: allyson.jose@outlook.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Allyson José da Silva

Contato: allyson.jose@outlook.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Ingryd Jhoenny Alves de Oliveira

Contato: ingrydjhoenny@gmail.com

Área: Construção de Edifícios

Responsável: Vitor Gabriel Trajano Soares

Contato: vgabriel13@hotmail.com

Área: Mecânica

Responsável: Áurea Olivia da Silva Serafim

Contato: aurea.s@live.com

Área: Construção de Edifícios

Responsável: Monnaliza Lais Nascimento de Medeiros

Contato: monnaliza.lais.medeiros@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Monnaliza Lais Nascimento de Medeiros

Contato: monnaliza.lais.medeiros@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Monnaliza Lais Nascimento de Medeiros

Contato: monnaliza.lais.medeiros@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Erackson Queiroz de Brito

Contato: erackson@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Mario Idival

Contato: marioidival@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Nirvana Dantas

Contato: nirvanadesara@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Jessica Lemos da Silva

Contato: jessica_lemoss@yahoo.com.br

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Raphael de Oliveira

Contato: raphaelguazinasud@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Karla Rayane Gomes da Silva

Contato: karla.rrgs@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Gleison Martins Medeiros Raposo

Contato: gleisonmedeiros.2011@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Enzo Lopes Danjour de Souza

Contato: enzo.l.99@hotmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Mannuel Victor di Pace Maroja Limeira

Contato: VICTORLIMEIRA@OUTLOOK.COM

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Masterson Ricardo dos Santos Cosmo

Contato: mavokas@hotmail.com

Área: Comércio Exterior

Responsável: Patrick Valerio da Silva

Contato: patrickvalerios@gmail.com

Área: Tecnologia da Informação

Responsável: Daniel Bastos Albano Nascimento

Contato: danielbastos@live.com

Área: Tecnologia da Informação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, marque uma visita

itnc.cnat@ifrn.edu.br

(84) 4005 9894

Av. Senador Salgado Filho, 1559, Prédio do NIT, 1º Andar, Tirol. Natal - RN | CEP 59015-000

Back to Top