Currais Novos/RN

Situada na região do Seridó potiguar, a Unidade de Currais Novos atende a uma área de abrangência que compreende 13 municípios, englobando uma população de cerca de 160 mil habitantes.

Integrante da 1ª fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implementado pelo governo federal no período de 2003 a 2006, a Unidade de Currais Novos veio atender a um sonho da população local idealizado desde a década de 80, quando a administração municipal da época cedeu o terreno para sua construção.

A UNED teve seu funcionamento autorizado no dia 29 de junho de 2006, num evento que contou com a presença do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, autoridades estaduais e municipais.

Sua atuação está voltada para a capacitação profissional nas áreas de alimentos, informática e meio ambiente, com capacidade para ampliar sua oferta educacional para as áreas de mineração, construção civil e serviços, de acordo com os potenciais econômicos da região, dentre os quais se destacam a pecuária leiteira, o setor de serviços e a extração mineral.

Compõe sua infra-estrutura de apoio laboratorial, o Centro de Tecnologias do Queijo – CtQueijo, que visa promover o ensino, a pesquisa, a difusão, a capacitação tecnológica e dar apoio ao desenvolvimento da cadeia leiteira, voltadas para o pequeno produtor da região do Seridó. Construído pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), o CTQueijo passou a ser gerenciado pelo CEFET-RN a partir de 2006.

Manifestações culturais na Região Campus

Casarão da Poesia

Uma casa antiga, abandonada em meio a um cenário sertanejo. Um grupo de jovens universitários que se reuniam para celebrar a amizade e um amor comum pela literatura. Uma proposta de poesia que se lança, das fronteiras do Seridó oriental, para o mundo.

Caçuá do Mamulengo

O Teatro de Fantoches representa uma das primeiras expressões de teatro no Brasil, surgido no século XVI, trazido pelos colonizadores portugueses, não requer cenário complicado, nem “atores”.