O Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) integra a II Fase do Plano de Expansão da Rede Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, iniciada em 2007.

Sua implantação resulta de uma parceria entre o IFRN, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC/SETEC, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz.

Nessa perspectiva, o terreno ocupado pelo campus, com 32.866 m², equivalente a 3,28 hectares, situado à rua São Braz, s/n, bairro Paraíso, foi desapropriado pelo município e doado ao então CEFET-RN (atual IFRN) como contrapartida do poder municipal à instalação desta unidade.

Assim, o Campus Santa Cruz deverá favorecer a população da mesorregião do Agreste Potiguar, de municípios adjacentes do Estado da Paraíba e, em especial, os 16 municípios que integram a microrregião da Borborema Potiguar: Barcelona, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Monte das Gameleiras, Ruy Barbosa, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São José do Campestre, São Tomé, Serra de São Bento, Sítio Novo e Tangará.

Manifestações culturais na Região Campus


Antônio da Ladeira

Antônio da Ladeira
Antônio Rodrigues da Silva, conhecido como Antônio da Ladeira, é um dos mais importantes mestres de Boi de Reis do Rio Grande do Norte.

Dona Eudóxia Ribeiro

Dona Eudóxia Ribeiro
A equipe do IFRN teve o prazer de visitar na cidade de Santa Cruz Dona Eudoxia Ribeiro. Através do contato com o poeta Marcos Cavalcanti travamos contato com a poesia de Dona Eudoxia.

Grupo Teatral Arte Viva

Grupo Teatral Arte Viva
O Grupo Teatral Arte Viva surgiu na cidade de Santa Cruz, no Bairro do Paraíso (o mais populoso e popular da cidade) no início dos anos de 1990.

Hugo Tavares

Hugo Tavares
Paraibano nascido em Brejo do Cruz, no ano de 1956, foi levado para morar em Catolé do Rocha aos 2 anos de idade, onde passou sua infância e adolescência.

João Gregório

João Gregório
Há 40 anos iniciou-se nas artes plásticas com a construção de imagens. Tem uma preferência pelo uso da Imburana, árvore típica do ambiente sertanejo e característica da caatinga.

Maestro Deusdete

Maestro Deusdete
O Maestro Deusdete nasceu em Santa Cruz. Filho de um sapateiro, vindo de uma família humilde, não haviam toca discos ou aparelhos de rádio em sua casa.

Marcos Cavalcanti

Marcos Cavalcanti
Na região do Trairi, em nossa garimpagem em busca do artista, percebemos que nem só da tradição vive a cultura, também constatamos que nem só de cordéis e repentes vive a poesia local.

Poeta Antônio Borges

Poeta Antônio Borges
Entrevistamos o poeta Antônio de Pádua Borges com a ajuda do poeta Marcos Cavalcanti que nos apresentou o texto que segue sobre a obra de Borginho, como é carinhosamente conhecido em Santa Cruz.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *