Projetos

Para que os alunos da Licenciatura em Matemática concluam o curso, além de ser aprovados em todas as disciplinas e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é preciso, também, cumprir 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento, que podem ser realizadas por meio de participação ou organização de eventos da área educacional, publicações, participações em programas de iniciação à docência e projetos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento de tutoria ou monitoria, dentre outras atividades previstas no Projeto Pedagógico do Curso.

Além das horas a cumprir, tais atividades são de extrema importância para um currículo enriquecedor que ajudará os recém-licenciados a seguirem carreira como professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e aperfeiçoarem sua formação com cursos de pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado). Por este motivo, é fundamental que os estudantes estejam atualizados sobre os projetos desenvolvidos pelo corpo docente do campus.

Os projetos de ensino visam contribuir para a melhoria ou aperfeiçoamento do público alvo em alguma atividade específica de formação. Podem se desenvolver através de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou por meio de tutoria ou monitoria.

Os projetos de extensão são direcionados especificamente ao público externo à instituição e visam atender necessidades identificadas na comunidade externa. As ações realizadas se articulam com o ensino ou a pesquisa e estão ligadas a promoção e participação em eventos para divulgação das ações institucionais; prestação de serviços à comunidade com consultorias, assistência técnica e perícias; relações com o mundo do trabalho; programas; cursos; dentre outras ações. A extensão do IFRN se alicerça em 8 áreas temáticas (Comunicação; Cultura; Educação; Direitos Humanos e Justiça; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho).

Os projetos de pesquisa, como o próprio nome sugere, consiste em atividades de pesquisar. Dos resultados dessas pesquisas podem surgir materiais de apoio ao ensino e aprendizagem, modelos de solução para problemas a nível local ou global, dentre outros produtos. Também é possível, através da pesquisa, identificar um problema, propor melhorias e sugerir modificações. O corpo docente de Matemática do IFRN, campus SPP, possui o Grupo de Pesquisa em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática e Estatística.

Além desses projetos, também existem os programas que dão direito a bolsas remuneradas a alunos que forem selecionados por meio de processo seletivo. Os programas atualmente disponíveis são o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Educação Tutorial (PET) e a Tutoria de Aprendizagem e Laboratório (TAL).